Termômetro do Relacionamento: Como saber se o seu relacionamento vai bem?

Está na dúvida se o seu relacionamento é saudável ou se vale a pena insistir?

Um relacionamento saudável deve suprir suas necessidades emocionais e as do seu parceiro também.

Aqui abaixo listaremos 18 necessidades básicas de um relacionamento, perceba quais delas estão presentes no seu e entenda o que isso significa.

-Empatia – Entender a dor do outro e se colocar em seu lugar verdadeiramente.

-Amor – Imprescindível para qualquer tipo de relação.

-Conexão – Estar junto não significa estar conectado. É estar presente de corpo e mente, ter comunicação verbal e não verbal, estar em sintonia.

-Estabilidade – Nada de vai e vem no relacionamento. A estabilidade é um dos fatores mais importantes para manter um relacionamento saudável, seguro e respeitoso.

-Espontaneidade – Ser livre para ser você mesmo e saber que será aceito assim. Não precisa usar máscaras para tentar manter o relacionamento. Seja você mesmo!

-Brincadeira (humor) – Ninguém aguenta uma pessoa de “cara amarrada” sempre. É claro que existem situações que não são engraçadas e até difíceis, mas levar a vida com bom humor facilita muito as coisas. Além disso, pode gerar conexão, por exemplo ter piadas internas.

-Atração sexual – A falta de atração sexual pode ser um grande indicativo de falta de conexão ou problemas conjugais. Preste atenção se essa falta de libido acontece de modo geral, não só com seu parceiro, nesse caso pode ser um problema físico, hormonal ou psicológico, como ansiedade, preocupações ou traumas.

-Lealdade – Lealdade é sinônimo de cumplicidade. Sem ela não há confiança.

-Aceitação – Ser aceito como é.

-Respeito – Quando um relacionamento perde o respeito é muito difícil recuperar. Faz parte do funcionamento humano sentir raiva, discutir, se impor e até levantar a voz em alguns momentos. Mas o respeito não pode se perder, deixe claro o seu ponto de vista e limites sem usar xingamentos ou violência.

-Estrutura – Uma base onde você pode se apoiar.

-Engajamento – Estarem juntos no mesmo “barco”. Se esforçarem por igual na tarefa de manter o relacionamento.

-Responsabilidade – Responder por suas próprias ações, além de responsabilidade afetiva, ou seja, cuidado com os sentimentos que você desperta no outro e ser claro sobre as suas intenções.

-Cuidado – Proteger, apoiar, ser ombro amigo, aconchego, prestar atenção nos detalhes.

-Disponibilidade – Estar disponível nos momentos de lazer e nos momentos que seu parceiro precisa de apoio.

-Liberdade pessoal (autonomia) – É muito importante que você e seu parceiro mantenham independência sempre. Ser dono da sua própria vida, fazer suas escolhas sem medo de ser repreendido, ter privacidade e seus próprios hobbies. Isso vem com a confiança que é construída ao seguir todos os outros passos dessa lista. Vocês devem estar juntos por escolha, não por obrigação.

-Perdão – Todos nós vamos errar algum dia, inclusive você. Por isso, perdoe. Para que isso aconteça o diálogo aberto e sincero é fundamental. Exponha suas ideias e o que te incomodou de forma clara, para que isso não se repita.

-Valores – Ter os mesmos valores traz conexão. Ir contra os seus valores será algo muito difícil, e deixá-los de lado por outra pessoa está fora de cogitação!

Dito isso, veja como mensurar se o seu relacionamento está caminhando para a direção certa.


Faça esse teste simples para saber se o seu relacionamento é um relacionamento saudável ou tóxico.

Some 1 ponto para cada um desses requisitos acima que faz parte do seu relacionamento atualmente.

Resultados:

De 1 a 3 pontos – Péssimo/Tóxico

Será que esse relacionamento realmente está te beneficiando ou você está sendo levado por algum medo ou insegurança? Nesse caso busque ajuda na psicoterapia para se entender melhor e saber qual o motivo disso estar acontecendo.

De 4 a 7 pontos – Ruim

Hora de analisar porque seu relacionamento está tão defasado. Faça a si mesmo as seguintes perguntas: Como chegou a esse ponto? O que podemos fazer para mudar? É possível consertar ou é melhor parar de segurar para não se ferir mais?

De 8 a 11 pontos – Moderado

Há mais chances de recuperar, mas os dois lados precisam se esforçar. Terapia de casal pode ser uma boa opção.

De 12 a 15 pontos – Bom

Sua relação parece ser saudável. Talvez tenha acontecido alguma situação que abalou o relacionamento. Procure melhorar agora, se deixar a situação como está pode decair mais a qualidade da relação de vocês.

De 16 a 18 pontos – Perfeito/Saudável

Mesmo que não preencha os 18 requisitos, o relacionamento ainda é muito bom e saudável. Preste atenção nos pontos que faltam e conversem sobre isso. Vocês podem melhorar!

Gostou Do Conteúdo?
Compartilhe!